
Curiosidade e Criatividade
Saiba mais
Construindo o Conhecimento
Saiba mais
Presente, Passado e Futuro
Saiba mais
Do Nano ao Macro
Saiba mais
A Partícula que mudou o Brasil
Saiba mais
Em busca de mais...
Saiba mais
Mistério
Saiba mais
Quem faz a ciência? Quem são os inventores? Esta área do mural-grafite é uma homenagem do CBPF a cerca de cem cientistas e inventores, os construtores da ciência. São homens, mulheres, brasileiros, estrangeiros, de todas as épocas e de todas as áreas do conhecimento.
Essa parte do mural-grafite é uma referência ao quadro Operários (1933), da artista brasileira Tarsila do Amaral (1886-1973). A pintura representa a variedade étnica de pessoas vindas de todas as partes do Brasil para trabalhar nas fábricas. Aqui, estão cientistas e inventores que ajudaram a expandir o conhecimento e construir a sociedade atual, fortemente baseada em ciência e tecnologia.
Ciência também se faz com diversidade, pois, necessariamente, essa cultura precisa de ideias, opiniões e visões de mundo contrastantes ‒ até mesmo conflitantes.
Em seus cotidianos, os cientistas levantam hipóteses, idealizam experimentos, coletam dados, formulam explicações, constroem teorias... E, nesse processo, como em várias outras atividades humanas, erram, acertam, retomam ideias, descartam resultados...
O caminho que leva à explicação de fenômenos naturais e sociais raramente é linear. Em geral, é árduo, longo e sinuoso. Em sua essência, é um trabalho de exploração ‒ por vezes, solitário; por vezes, conjunto.
Clique sobre os personagens retratados nessa área e conheça um pouco da vida e obra desses homens e mulheres.
No centro dessa área, está um ‘rosto desconhecido’, dedicado a todas as pessoas que, ao seu modo, ajuda(ra)m a avançar o conhecimento e mudar o mundo. Esse rosto é também um convite para todo(a)s que quiserem guardar uma recordação própria, ao lado de grandes cientistas e inventores.
Se você aceitar nosso convite, divulgue sua imagem em nossas mídias sociais, para que elas possam aparecer aqui na página do Mural-Grafite da Ciência.
“O sábio não é o homem que fornece as verdadeiras respostas; é quem faz as verdadeiras perguntas.”